O Que São Os Fios PDO E Para Que Serve?
Também conhecidos como “lifting facial”, os fios PDO representam um procedimento estético que tem conquista milhões de pessoas em todo o mundo.
Os motivos são variados: é um procedimento simples, pouco invasivo e que pode entregar excelentes resultados.
PDO é a sigla que significa polidioxinona.
Esse é o composto principal que forma os fios que serão usados para a sustentação da pele. Ficou confuso? Não se preocupe, vamos explicar tudo a respeito desse procedimento.
Para começar, saiba que se trata de um processo estético que pode ser aplicado em diferentes partes do corpo. O mais comum é que os fios de PDO sejam usados na face, com a finalidade de conter a falta de colágeno que acaba resultando em flacidez, característica decorrente do envelhecimento.
Entenda Como É Feito O Procedimento Com Fios PDO
Se tem uma coisa que sabemos é que o tempo vai passar, e não podemos conter os efeitos do avanço da idade. Bom, não podíamos.
Hoje em dia existem diversos procedimentos que ajudam o ser humano a manter uma aparência mais jovial mesmo com o passar dos anos. Os fios PDO são um excelente exemplo.
- Como funcionam?
Se trata de um procedimento de sustentação que estimula o colágeno natural da pele. Eles são implantados no rosto, em regiões previamente demarcadas, através do uso de agulhas de acupuntura.
Uma vez que os fios estejam posicionados o corpo começa a tentar destruí-lo através de um processo chamado “hidrólise”. Aos poucos o colágeno é estimulado e vai substituindo os fios.
Com isso aumenta a sustentação da pele, fazendo com que a face recupere a sua elasticidade. Na prática isso significa que o rosto se tornará menos flácido.
Dor E Duração Do Tratamento
Se você é uma das pessoas que tem muito medo de agulha, saiba que a dor é mínima. A incisão com agulhas de acupuntura é minúscula. As agulhas são muito finas e não causam incômodo.
Outra vantagem dos fios PDO é que a aplicação é feita de forma muito rápida e simples. O procedimento não dura mais do que 40 minutos, e os efeitos começam a ser produzidos logo em seguida.
- Recuperação:
O tratamento não demanda uma recuperação muito difícil. As atividades rotineiras, por exemplo, poderão ser retomadas normalmente após a aplicação!
Podem ocorrer pequenas marcas nas regiões onde as agulhas foram aplicadas, ou mesmo um inchaço leve. Tudo isso tende a desaparecer dentro de pouco tempo, e o uso de maquiagem corretiva geralmente é liberado pelo médico sem problemas.
Sobre Os Resultados Do Procedimento
O resultado poderá ser percebido logo após a aplicação dos fios PDO. No entanto, para casos em que existe uma flacidez intensa leva mais ou menos 15 dias para que os resultados estejam ainda mais aparentes.
- Absorção total:
Apesar de os resultados serem percebidos rapidamente a absorção dos fios PDO acontecerá em um processo mais vagaroso, podendo levar até 8 meses para que se complete.
A fibrose gerada ao redor dos fios, porém, fará com que o resultado perdure por mais tempo do que isso. Geralmente os médicos aconselham que o procedimento seja repetido dentro de um ano.
Existem Contraindicações Para O Uso Desse Procedimento?
Esse é um procedimento seguro, e que pode ser realizado na maioria dos pacientes. No entanto, existem condições em que esse e qualquer outro procedimento estético demanda mais atenção, tais como os casos a seguir:
- Mulheres grávidas ou lactantes;
- Pessoas com problemas como diabetes e hipertensão;
- Pessoas que fazem uso de medicação anticoagulante;
- Pessoas que apresentam infecções e ferimentos na região da face.
O ideal é sempre conversar com o médico antes de realizar qualquer procedimento estético. Saiba mais sobre os fios PDO no artigo “5 incríveis benefícios dos fios PDO”.