?> Cirurgia em orelhas de abano | Dr. Rummennig Albuquerque | Confira aqui!

Otoplastia: a cirurgia em orelhas de abano

Não importa o quão desapegado você seja das questões estéticas: com certeza tem alguma coisa no seu corpo que gostaria de modificar. Muitas pessoas, por exemplo, procuram pela cirurgia em orelhas de abano.

O nome correto do procedimento é Otoplastia. Se trata de uma cirurgia que tem como função diminuir a abertura das orelhas, fazendo com que pareçam menores e tenham um formato mais bonito aos olhos.

As orelhas compõem o rosto e são fundamentais para a autoestima. Quem tem “orelha de abano” acaba desenvolvendo algumas manias para tentar esconder isso, como, por exemplo, usar sempre o cabelo longo por cima na tentativa de cobrir.

O que nem todo mundo sabe é que existe outra possibilidade para corrigir isso. A cirurgia em orelhas de abano é um sucesso no Brasil e no mundo, e pode trazer resultados incríveis para quem opta por passar pelo procedimento.

Como Funciona A Cirurgia Em Orelhas De Abano?

A correção das orelhas de abano é feita através da otoplastia. O que ocorre é que a formação da orelha faz com que ela fique mais afastada da cabeça, e muito aparente.

A cirurgia é feita com anestesia, e tende a remodelar essa parte do corpo. Geralmente se inicia com a diminuição do sulco anti helical, que é a parte externa maior da orelha.

Também ocorre o aumento da concha, que é a parte arredondada de dentro. Tudo isso acontece por um corte discreto na parte de trás da orelha – portanto, a otoplastia não deixa cicatrizes visíveis, o que é ótimo!

Através desta incisão o médico consegue mexer na cartilagem e na pele do local, remodelando e realizando a cirurgia em orelhas de abano.

  • Anestesia:

O local é completamente anestesiado, e modo que o paciente não sinta dor durante o procedimento. Também pode haver a sedação completa, ou seja, o paciente entra em sono profundo induzido enquanto a cirurgia acontece.

Crianças Também Podem Fazer A Cirurgia

Engana-se quem pensa que a cirurgia em orelhas de abano só pode ser realizada em adultos. Na verdade, a partir dos 6 anos o procedimento já pode ser indicado se o médico achar necessário.

Nessa faixa etária, 85% da orelha já está formada. Com isso já é possível observar se ela ficará proeminente ou não, e já se pode fazer a cirurgia.

  • Graus de deformidade:

A cirurgia em orelhas de abano também considera os diferentes graus de deformidade.

Eles são analisados quanto maior ou menor for o problema. Lembramos, porém, que as deformidades podem ser de nascença ou ainda por conta de acidentes e traumas na região.

Essa é uma com finalidade estética. Sendo assim, o médico sempre analisa o grau de insatisfação do paciente com as próprias orelhas. Isso nada tem a ver com o tamanho da deformidade.

Existem inúmeros casos em que a orelha é levemente para fora, mas incomoda tanto a ponto de comprometer a autoestima e o convívio social do paciente. Isso bastará para que a cirurgia seja indicada.

Quem É O Profissional Que Realiza Esse Tipo De Cirurgia?

Uma cirurgia em orelhas de abano só poderá ser realizada por um médico cirurgião devidamente credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Esse é o órgão competente que coordena a atuação dos profissionais.

O médico também deverá solicitar diversos exames pré-operatórios para verificar as condições do paciente antes do procedimento. Alguns dos exames comuns são:

  • Exame de sangue;
  • Coagulograma.

Ao identificar qualquer doença que possa comprometer os resultados ou mesmo a cicatrização, o médico pode negar o procedimento pautado na segurança do paciente.

A cirurgia em orelhas de abano é muito comum no Brasil, e uma das cirurgias mais procuradas por questões estéticas. Leia também nosso artigo sobre como se recuperar de uma rinoplastia.

 

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *